Revestimento anticorrosivo
Crescem no país aplicações anticorrosivas utilizando processos de aspersão térmica ou simplesmente, metalização. O baixo custo dos equipamentos, facilidade para aplicar, domínio da tecnologia e a eficiência nos resultados são fatores decisivos para utilizar a metalização em aplicações anticorrosivas.
Os revestimentos de metalização garantem excelente proteção contra a corrosão. Aplicando uma camada de 0,3 mm de zinco numa estrutura metálica, a duração contra a corrosão é de 30 a 40 anos, sob ação atmosférica, por exemplo.
Uma das maiores vantagens deste processo é a possibilidade de aplicar camadas de zinco, alumínio ou liga destes metais sem restrição quanto à sua espessura, sendo ainda um processo rápido, econômico e que pode ser executado com o equipamento em movimento, em peças de qualquer tamanho, sem que haja transferência de temperatura em excesso.
Em peças galvanizadas, aplica-se a metalização para reparar áreas onde a galvanização não pode revestir, nas partes que tiveram que sofrer cortes ou qualquer ação que desbastou o revestimento galvanizado e principalmente nas áreas de emendas com solda.
Aplicações anticorrosivas, através da metalização, são empregadas com sucesso em cascos de navios, pontes, esquadrias, postes, comportas de hidroelétrica, tubulações entre outras inúmeras estruturas e peças metálicas sujeitas à corrosão por atmosferas rurais, industriais ou marítimas.
Recuperação e/ou beneficiamento de peças
Prevenção de áreas de maior desgaste
Os fabricantes utilizam a metalização a fim de obterem maiores vantagens aos seus produtos. Quer seja para aumentar a vida útil da peça fabricada, para proporcionar benefícios no aumento de resistência ao desgaste e/ou as temperaturas em peças que devem ter condutividade elétrica, ou ainda, aquelas que devem ter resistência a interferência da radiofrequência etc.
Alguns exemplos de peças:
- Automotivas: anéis dos pistões, cabeça dos pistões, anéis sincronizados, válvulas e garfos de câmbio.
- Turbinas: pás, colos e conchas.
- Siderurgia: top roll, conduct roll, pote roll e sinc roll.